quinta-feira, 17 de março de 2011

A TRAGÉDIA NO JAPÃO

Quase uma semana após o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão e criaram o maior desastre nuclear da história desse povo,nos perguntamos: temos que,obrigatoriamente, continuar investindo na matriz energética nuclear brasileira? O perigo de um vazamento radioativo sempre existiu,por mais que o governo descarte esta possibilidade e ainda tão grave quanto,existe a preocupação com a eficácia de um plano de evacuação da população local.
Usinas hidrelétricas,energia eólica e solar,biodiesel e biomassa são outras fontes de energia limpa,renováveis e baratas,que o Brasil tem disponíveis em seu vasto território.
A sociedade brasileira tem seu poder de veto,de decisão e de pressão sobre os governantes e devo exercê-lo como mais um exercício de cidadania em prol do bem comum.
Diante do acontecido no Japão é hora de revermos conceitos,mudar paradigmas e reavaliar nossa postura ambientalista diante do mundo e de nós mesmos,se quisermos construir e deixar para o futuro o legado de uma sociedade sustentada em pilares sociais e ambientais éticos e executáveis.